Livro no Ponto

 


Iniciativas  Semelhantes

A seguir dois projetos de sucesso, um nos EUA e outro em São Paulo,  que compartilham o mesmo modelo do LIVRO NO PONTO: estão abertos 7 dias por semana, 24 horas por dia, com livros livremente acessíveis por qualquer pessoa, sem qualquer tipo de barreira.

The Little Free Library

"The Little Free Library" (Pequena Biblioteca Gratuita) https://littlefreelibrary.org/ é uma ONG com sede em Sain Paul, Minnesota EUA. Sua Missão é  construir senso comunitário, inspirar leitores e ampliar o acesso a livros por todo mundo, através de rede global de pontos de troca de livros. Tais pontos se apresentam sob a forma de uma pequena casinha de madeira mantidas por voluntários.

A Little Free Library já instalou mais de 175.000 casinholas, colocando em circulação mais de 400 milhões de livros

 De acordo com o site da  Little Free Livrary, há vários estudos que mostram que  colocar livros nas mãos das crianças tem um impacto significativo na melhoria de sua capacidade de leitura e também de sua afinidade com livros. Infelizmente, nos EUA,  61% das crianças que vivem abaixo do nível de pobreza não dispõe de qualquer livro em casa.  Como 12% dos americanos vivem abaixo do nível de pobreza, isto resulta que 7 % das crianças americanas moram em casas sem livros.


E como será no Brasil ?  Qual o percentual de crianças brasileiras que moram em uma casa sem livros ?

O site da Little Free Library também nos traz um dado muito interessante: 98%  das pessoas consideram que a mera presença das casinholas da Little Free Library fazem a vizinhança parecer mais amigável. É fácil entender o porquê: a existência da casinhola é como um símbolo poderoso de que neste local as pessoas se respeitam e se ajudam.

Projeto Parada da Leitura


O Projeto Parada de Leitura transforma pontos de ônibus em bibliotecas em São Caetano do Sul,  São Paulo.

As pessoas podem pegar e devolver livros à vontade, além de serem incentivadas a doar livros usados em bom estado para ajudar a montar o acervo. O projeto é uma realização dos alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com apoio das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Cultura (Secult). Esta última doou três mil títulos para iniciar o acervo, enquanto a Biblioteca e o Diretório Central dos Estudantes da USCS também apoiam a iniciativa.


Segundo o professor Luís Octávio Rocha, coordenador da iniciativa, a ideia é que a Parada de Leitura funcione como uma grande biblioteca itinerante. “O passageiro pode levar os livros para casa e devolvê-los em qualquer ponto, permitindo que outras pessoas também possam desfrutar das descobertas que a leitura oferece,” explica Rocha.

Esta iniciativa não só promove a leitura e a educação continuada como também transforma a experiência de espera pelo transporte público em uma oportunidade de enriquecimento cultural.

Através da Parada de Leitura, São Caetano do Sul demonstra um compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, tornando a literatura acessível a todos e fortalecendo os laços comunitários.